edp news

Letras de luz de volta aos palcos

Friday 26, November 2010

O projeto retorna ao Estado com apresentação do espetáculo teatral Um Homem Célebre

Nesta quarta feira, a região Sul do Estado recebe o espetáculo teatral Um Homem Célebre que será apresentado nas cidades de São Valério da Natividade e Gurupi, no mesmo dia. A apresentação faz parte do projeto Letras de Luz, que tem como missão estimular o hábito da leitura entre crianças e adolescentes através de oficinas, apresentações teatrais e doações a bibliotecas. O projeto é realizado pela Fundação Victor Civita com patrocínio da Enerpeixe e apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e do Instituto EDP. 
 
Sinopse 
A peça teatral é um conto de Machado de Assis, que narra a história de Pestana, um compositor clássico de grande auto-estima, que se lamenta por ser um conhecidíssimo compositor de polcas. Durante o enredo, sua ambição e obsessão maior, a composição de uma obra-prima, leva-o a envergonhar-se de sua popularidade e permanentemente frustrar-se por seus resultados, sempre entrevado em sua casa.E durante a peça é possível perceber que, quanto mais o compositor fica famoso, mais ele se torna frustrado pela obra. 
Em São Valério da Natividade, a apresentação está prevista para acontecer a partir das 9 horas na Escola Municipal Regina Siqueira Campos. Em Gurupi, a peça será apresentada a partir das 15 horas na Escola Municipal Agripino Galvão, localizada no Setor Bela Vista. 
 
Projeto 
O Letras de Luz está no segundo ano de atuação, tendo realizado 180 oficinas de leitura para mais de 1800 multiplicadores de escolas públicas municipais e agentes culturais, além de ter apresentado 296 espetáculos teatrais, que encantaram quase 50 mil espectadores. Estas atividades aconteceram nas 60 cidades brasileiras de atuação do projeto, distribuídas em quatro estados (Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins) e ainda foram levadas a espaços alternativos, como a Bienal do Livro do Tocantins e São Paulo e ao Festival de Inverno de Campos de Jordão, também em São Paulo. 
 
Serviço 
O quê - Espetáculo Um Homem Célebre 
Quando - Hoje 
Onde - São Valério da Natividade (Escola Municipal Regina Siqueira Campos) e Gurupi (Escola Municipal Agripino Galvão) 
Horário - 9 horas (São Valério) e 15 horas (Gurupi) ?