edp news

Evento - Diálogos EDP solidária

Quinta-feira 19, Agosto 2010

Evento - Diálogos

A transformação começa pelo diálogo. Foi com esse pensamento que o Instituto EDP promoveu "Diálogos EDP Solidária", na manhã desta segunda-feira, dia 21, no Hotel Staybridge, em São Paulo. Além disso, foram apresentados os 14 projetos que receberão o apoio do Instituto neste ano. 

António Pita de Abreu, presidente da EDP, abriu o evento lembrando que a educação é o suporte da sustentabilidade. "Só com a educação é possível tornar o mundo mais sustentável. Apoiar projetos sócioambientais, educativos e culturais, que tenham contribuição efetiva para as comunidades, faz parte da política que traçamos para acompanhar nosso crescimento." 

Durante a manhã, dois blocos de debates intermediados pelo jornalista e apresentador Heródoto Barbeiro exibiram as tendências e os desafios da educação e da eletricidade para os próximos anos.

O primeiro bloco teve como tema "A educação como resposta aos desafios globais" e contou com a presença dos especialistas Wanda Engel, do Instituto Unibanco, José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto Letras de Luz e Tereza Lobo, socióloga. Goldfarb ressaltou a importância que o livro possui para tornar o conhecimento globalizado e como a leitura é fundamental para o princípio da educação. "O livro é o único meio que se pode ter informação de graça. Através das bibliotecas públicas é possível ter um aprendizado rico e de qualidade". 


Segundo bloco 

O segundo bloco contou com a presença do professor José Goldenberg, Doutor em Ciências Físicas e conselheiro do Instituto EDP, Cláudio Sales, presidente do Instituto Acende Brasil, e Renato Volponi, Diretor da Comercializadora da EDP, com o tema "Energia, a Bola da Vez". 


Projetos EDP Solidária 

No fim da manhã, o Instituto EDP anunciou os 14 projetos sociais que serão apoiados neste ano pelo Programa EDP Solidária. Pelo quarto ano consecutivo, foram investidos mais de R$ 5 milhões no apoio aos projetos. No total, 72 projetos foram beneficiados, entre os quase 800 inscritos no período. 

O diferencial desta quarta edição é que os projetos do Programa EDP Solidária terão integração com as ações de eficiência energética desenvolvidas pela Companhia. Razão pela qual o Instituto EDP priorizou as propostas que serão executadas nas mesmas, contribuindo assim para um maior desenvolvimento social e local. 

A exemplo dos anos anteriores, a escolha dos projetos foi baseada em alguns critérios, como abraçar os princípios sociais adotados pelo Grupo que estão em linha com asMetas do Milênio, estabelecidas pela ONU, e ainda beneficiar as comunidades das regiões de atuação da companhia. 

Todas as organizações sociais serão monitoradas e terão seus projetos avaliados durante sua execução. 

Relação das entidades vencedoras do Tocantins foram: 


Tocantins 

12. Associação de Arteducação e Meio Ambiente Casa da Árvore 
13. Instituto Crescer para a Cidadania (Lajeado) 
14. Instituto Crescer para a Cidadania (Peixe) 

No evento, foram divulgadas também os projetos que serão apoiados pelo Fundo da Infância e Adolescência, via incentivos fiscais gerados pelas empresas do grupo: 


Tocantins: 

Comunidade Saúde, Desenvolvimento e Educação- Porto Nacional 

Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone - CEDCA/TO - Palmas e Peixe 



?