Comunidade

enerpeixe

Comunidade

A construção de uma usina hidrelétrica é muito complexa, sendo necessário levantar os impactos socio-econômicos nos municípios afetados pela usina. Isto significa falar de comunidade. Assim a ENERPEIXE implanta medidas mitigadoras e ou compensatórias. 

Nos municípios de Peixe e São Valério da Natividade, os quais tiveram um significativ​o aumento populacional, foram realizadas obras de infra-estrutura nas áreas de Educação, Saúde, Saneamento Básico e Segurança Pública, bem como a promoção de reforços dos serviços públicos firmados através de convênios entre o empreendedor e as entidades. 

O Programa de Educação Ambiental da ENERPEIXE executado pela UNIRG – Universidade Regional de Gurupi, realiza ações diretamente com a comunidade lindeira e escolar, objetivando estimular a comunidade a desenvolver valores e comportamentos, que resultem em novas posturas e ações para uma participação ativa no processo de mudanças sócio-ambientais, decorrentes da nova realidade ambiental . 

Com o término da obra ocorrerá o desaquecimento da economia das cidades de Peixe e São Valério da Natividade. Assim a ENERPEIXE realizou através de pesquisas feitas pelo SEBRAE as potencialidades da economia local, para posterior instrumentalização da comunidade através de capacitações profissionalizantes e reforço as habilidades produtivas locais favorecendo a geração de renda e melhoria da qualidade de vida da comunidade. Estes cursos serão ministrados pelo FIETO/SESI