Para efetivação destas ações as equipes da ENERPEIXE contam com a ajuda do setor de Relações Públicas da empresa. Além do suporte aos programas ambientais, a equipe de Relações Públicas estabelece um canal direto com a comunidade afetada, levando informações sobre atividades desenvolvidas e esclarecendo suas dúvidas.
Para manter este diálogo com a comunidade, a equipe de Relações Públicas realiza reuniões, atendimentos volantes coletivos e individuais e utiliza recursos áudio visual como folders explicativos, cartilhas, palestras, anúncio em jornais e rádio. Conta também com uma Central de Atendimento com serviço de 0800 gratuito.
Para o público interno foram realizadas capacitações de “Como Agir na Comunidade”, com o objetivo de que todos utilizassem a mesma linguagem para com a comunidade, criando um "passo a passo" de como agir na comunidade, além de manter a comunicação e integração com este público.
Todas estas ações têm como foco principal a transparência nas ações desenvolvidas pela ENERPEIXE e o respeito à comunidade.