edp news

Peixe Angical fecha comportas e começa a encher reservatório

Terça-feira 17, Janeiro 2006

Inauguração do aproveitamento hidrelétrico está prevista para início de maio

O AHE (Aproveitamento Hidrelétrico) Peixe Angical, no Tocantins, acaba de ingressar na última fase de construção. Na seqüência da Licença de Operação do Ibama nº 518/2006, que autoriza a operação da usina e da linha de transmissão de 500 kV, foram fechadas, na manhã de sábado (14), quatro das nove comportas da barragem no Rio Tocantins, que deram início ao enchimento do reservatório. Dentro de 45 dias, o lago de Peixe estará totalmente formado, com uma área de 294 quilômetros quadrados.

Com o começo do enchimento um dia antes do esperado, as obras de Peixe Angical prosseguem em ritmo acelerado, com previsão de inaugurar a primeira turbina da usina no início de maio. Realizada em tempo recorde, a obra chegou a contar, no auge dos trabalhos, com cerca de 6 mil operários, sem que se tenha registrado, até agora, nenhum acidente grave no canteiro.

Para acompanhar os primeiros momentos do enchimento, a Diretoria Executiva da Energias do Brasil deslocou sua reunião semanal de São Paulo para Peixe, com o objetivo de ver de perto algumas estruturas que, em breve, ficarão submersas. "Neste momento, nossa presença no local é muito importante, pois a partir desta data não será mais possível identificar partes das obras do empreendimento", afirma Custódio Miguens, vice-presidente de Geração da Energias do Brasil. Segundo Miguens, o enchimento não pode ser paralisado antes de alcançar a cota 259, sob pena de provocar erosão em 6 quilômetros da margem esquerda, na parte baixa da barragem de terra.

No momento, a principal preocupação da Enerpeixe, responsável pela construção da hidrelétrica, é garantir a limpeza completa da área do reservatório e manter a qualidade da água. Dessa forma, o lago será navegável e poderá ser utilizado para lazer e turismo. Para tanto, foram desinfectadas fossas domésticas, pocilgas e outros locais de possível contaminação.

Além disso, durante o período de enchimento, uma equipe de cerca de 60 profissionais tratará do resgate de animais domésticos e selvagens que eventualmente ficarem isolados. Para prevenir acidentes com animais perigosos, como cobras, aranhas, escorpiões, que tentarem escapar das áreas inundadas, a Enerpeixe realizou o Plano de Salvaguarda da População, que treinou moradores de Paranã, São Salvador do Tocantins e Vila do Retiro.

Primeiro empreendimento do setor elétrico alinhado com as PPPs (Parcerias Público-Privadas), o AHE Peixe Angical, no Tocantins, é uma parceria da Energias do Brasil (60%) e Furnas Centrais Elétricas (40%), com financiamento do BNDES e de um pool de bancos. Orçado em R$ 1,6 bilhão, o empreendimento terá três unidades geradoras, com potência instalada total de 452 megawatts (MW) e uma energia anual assegurada (máxima energia que pode ser oferecida) de 2.374 gigawatts/hora (GWh), suficiente para abastecer uma cidade de 4 milhões de habitantes, ou duas vezes a população de Brasília.

Em 2002, antes mesmo do início das obras de Peixe Angical, toda a energia assegurada da hidrelétrica já havia sido vendida, da qual 95% para as próprias distribuidoras do Grupo Energias do Brasil: Bandeirante, Escelsa e Enersul.

Sobre a Energias do Brasil - Controlada pela Energias de Portugal, é holding de um grupo de empresas cuja atividade é gerar, distribuir e comercializar energia elétrica no mercado brasileiro.

RP1 Comunicação

Tel.: (11) 5501-4655

Direto: (11) 2185-5985

www.rp1.com.br

Flávia Fonseca - flaviafonseca@rp1.com.br

Marlene Jaggi - marlenejaggi@rp1.com.br

Claudia Rondon / Maysa S. Penna

Janeiro/2006