edp news

EDP marca presença em reunião do Pacto Global

Quinta-feira 24, Junho 2010

António Pita de Abreu, presidente da EDP, e Pedro Sirgado, diretor do Instituto EDP, viajam nesta terça-feira para participar do maior encontro corporativo e de sustentabilidade com a presença de Presidentes e Ministros mundiais.

?Nesta semana, António Pita de Abreu, presidente da EDP no Brasil, e Pedro Sirgado, diretor do Instituto EDP, estarão em Nova York, nos Estados Unidos, para participar da Reunião dos Líderes do Pacto Global 2010 (The Global Compact Leaders Summit 2010), evento que reunirá aproximadamente 1.500 líderes de governos e grandes companhias. 

Desde 2007, a EDP é signatária do Pacto Global, iniciativa pessoal do Secretário Geral das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, que desafia a comunidade empresarial a apoiar e executar princípios nas áreas dos direitos humanos, práticas laborais e meio ambiente. 

Porém, é a primeira vez que a empresa participa do encontro, realizado a cada dois anos, e considerado o maior na categoria corporativo e sustentabilidade.A ideia é promover a troca de informações e experiências em Direitos Humanos, Emprego, Ambiente e Luta contra a Corrupção, que são os assuntos dos dez princípios do pacto. 

Para Pita de Abreu, participar de um evento como esse é prestigiante e muito importante para a EDP. Além disso, posiciona a empresa num elevado plano, junto com empresas mundiais que são reconhecidas por suas práticas de sustentabilidade. "A EDP já tem um merecido reconhecimento no Brasil, traduzido pelas diversas premiações recebidas e, por isso, a participação confirma que somos uma voz que é interessante ser ouvida, seguindo o exemplo de Pedro Sirgado, na COP 15, como representante da delegação brasileira", disse. 

Além disso, o presidente adianta que, os temas Sustentabilidade e Geração de Valor estarão na pauta durante os três dias do evento. "Estou muito interessado nesses assuntos." 

Sirgado, que acompanha o presidente na reunião, acredita que será uma oportunidade para aprender sobre o que as empresas fazem de melhor no mundo. "Os participantes vão contar o que fazem e haverá espaço para discussão das melhores práticas. Teremos a oportunidade de fazer parte do processo de discussão de práticas sustentáveis", afirma. 

Acesse o site oficial da reunião. 

O que é o Pacto Global 

Em ordem com os seus Princípios de Desenvolvimento Sustentável, a EDP no Brasil aderiu ao Global Compact (Pacto Global, em português), iniciativa pessoal do Secretário Geral das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, que desafia a comunidade empresarial, em todo o mundo, a apoiar e executar dez princípios nas áreas dos direitos humanos, práticas laborais e meio ambiente. 

O Global Compact ou Pacto Global foi criado em janeiro de 1999, na esteira do Fórum Econômico de Davos. A meta da iniciativa, que possui caráter voluntário, é mobilizar o empresariado em torno do conceito de cidadania, tornando-o parte ativa do processo de globalização. ?