edp news

EDP tem projeto selecionado para o Ranking Benchmarking 2010

Quinta-feira 15, Julho 2010

Idealizado para estimular a leitura entre jovens, o programa Letras de Luz concorre com outros 26 cases.

A EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, foi selecionada para compor o Ranking 2010 dos Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira. A empresa concorre com o case do Letras de Luz, projeto de incentivo à leitura da Fundação Victor Civita realizado com patrocínio da EDP e apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e do Instituto EDP. 

Os cases vencedores serão premiados na cerimônia 8º Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer, que ocorre no próximo dia 29 de julho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. 

O critério para a seleção levará em conta os projetos detentores das melhores práticas socioambientais, razão pela qual são escolhidos como referência e exemplos a serem seguidos. 

O Letras de Luz foi idealizado em 2007 para incentivar a leitura como instrumento de fomento à educação, à cultura e à cidadania. O projeto atua em três vertentes: oficinas de leitura, apresentações teatrais e doações de livros. 

“Ao priorizar as práticas sustentáveis promovemos a inclusão social, reduzimos os impactos ambientais do nosso negócio e preservamos os recursos naturais. Este conjunto de ações melhora a eficácia da atuação da Companhia e contribuem para a melhoria da qualidade de vida das gerações atuais e futuras”, afirma António Pita de Abreu, diretor-presidente do Grupo EDP no Brasil. 

Para a EDP no Brasil, a sustentabilidade é um conceito que representa uma nova abordagem de se fazer negócios, já que cria valor para o acionista ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade. 

Isto se confirma no fato de suas ações integrarem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo, além da adesão aos princípios do Pacto Global da ONU. 

No ano passado, as atividades do projeto beneficiaram mais de 127 mil pessoas em 40 municípios brasileiros, dos estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins. Foram realizadas 110 oficinas de leitura para mais de 1.000 multiplicadores de escolas públicas municipais e agentes culturais. Os 175 espetáculos teatrais apresentados ao longo de 2009 encantaram 33 mil espectadores. 

Ranking Benchmarking 

O programa Benchmarking é uma iniciativa independente que está em sua 8ª edição. Neste período construiu o maior banco de cases de sustentabilidade de livre acesso do País. São cases que alimentam as grades técnicas de eventos de capacitação e as pautas das publicações dirigidas a gestão da sustentabilidade. Com metodologia própria e reconhecimento internacional, o Programa Benchmarking já selecionou aproximadamente 200 cases de sustentabilidade, de mais de 100 empresas ranqueadas. ??